Notícia SINASEFE IFSul

24 de março 2023

PT dribla manobra do governo e protocola CPI na Alesp após Suplicy requisitar Estatuto do Idoso

PT dribla manobra do governo e protocola CPI na Alesp após Suplicy requisitar Estatuto do Idoso A oposição ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) conseguiu protocolar apenas um pedido de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira (24). O deputado Eduardo Suplicy (PT), de 81 anos, o deputado mais velho da atual legislatura, conseguiu o primeiro lugar na fila dos servidores que queriam protocolar os seus pedidos com base no Estatuto do Idoso.A fila se formou depois do presidente da Casa, o deputado André do Prado (PL), determinar que os pedidos fossem feitos presencialmente, de forma impressa, na manhã desta sexta-feira. A manobra buscava evitar a instalação de CPIs contrárias ao governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) , aliado de Prado.De acordo com o regimento interno da Alesp, as comissões são instaladas na ordem que são protocoladas e apenas cinco comissões podem funcionar simultaneamente.A oposição chegou a solicitar ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) a suspensão do ato do deputado da base de Tarcísio. No documento enviado ao TJSP, a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, pede o não reconhecimento da fila e a garantia da minoria para protocolar os pedidos, já referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Resposta da Mesa Diretora Suplicy afirmou que saberá se o protocolo será efetivamente aceito depois que o presidente André do Prado informar se respeitará ou não o Estatuto do Idoso. A norma estabelece prioridade para idosos acima de 80 anos."Protocolado foi. A questão é se o presidente vai respeitar o Estatuto do Idoso, segundo o qual todas as pessoas de 81 anos ou mais têm que ter preferência e prioridade. Vamos saber hoje à tarde qual é a resposta do presidente", afirmou Suplicy ao Brasil de Fato."Seria muito melhor para o presidente que disse que quer ter uma relação de respeito e construção com todos nós que chegasse a medidas de bom senso, como por exemplo, considerar as CPIs de acordo com a proporcionalidade dos partidos, como é feita para a escolha do presidente e do primeiro secretário e assim por diante na Mesa Diretora. Nós propusemos algo dessa natureza, mas é preciso que haja melhor boa vontade do presidente." 
Tiroteio em ParaisópolisO parlamentar conseguiu protocolar o pedido de uma CPI para investigar a morte de Felipe Silva de Lima, de 27 anos, em um tiroteio ocorrido na favela de Paraisópolis, em outubro de 2022, durante uma agenda de campanha de Tarcísio. Na ocasião, de acordo com apuração da Folha de S. Paulo, um dos integrantes da segurança do atual governador mandou um cinegrafista da imprensa apagar as imagens do tiroteio."Tal conduta, desde que devidamente investigada, possivelmente poderá caracterizar a prática dos crimes de obstrução à Justiça, favorecimento pessoal, supressão de documento, fraude processual e coação no curso do processo. Por isso, há grande urgência e necessidade de se constituir a presente CPI", diz o pedido feito pelo PT.
Foto: Dayane Silva/MSTFonte: Brasil de Fato