Notícia SINASEFE IFSul

11 de setembro 2026

PLV 12/2026 traz adicional de fronteira e outras mudanças na carreira: é hora de pressionar parlamentares

PLV 12/2026 traz adicional de fronteira e outras mudanças na carreira: é hora de pressionar parlamentares O SINASEFE convoca toda a categoria para a mobilização e a pressão sobre os parlamentares. Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 12/2026, oriundo da Medida Provisória nº 1.375/2026. A matéria é decisiva para a categoria: estende formalmente o direito à indenização por localidade estratégica (conhecida como adicional de fronteira) aos dois segmentos organizados no sindicato nacional (TAEs e docentes).Aprovado na Comissão Mista do Congresso Nacional em 1º de setembro e encaminhado à Câmara dos Deputados em 4 de setembro, o projeto corre contra o tempo. A votação no Plenário precisa terminar até 30 de outubro de 2026. Se o prazo passar sem deliberação, a medida provisória perde a validade, o que pode derrubar essa conquista histórica para os servidores e servidoras da Educação Federal.
O que muda para TAEs e docentesO avanço está no art. 1º, § 1º, inciso XIX do texto final do PLV 12/2026. O dispositivo inclui, de forma expressa, entre os beneficiários da indenização por localidade estratégica:
  • os docentes regidos(as) pelo Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, Lei nº 12.772/2012;
  • os Técnico-Administrativos(as) em Educação (TAEs) regidos pela Lei nº 11.091/2005.
A medida vale para quem está em exercício nas Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, localizadas em regiões de fronteira, na Amazônia Legal ou em municípios de difícil fixação de efetivo.O valor da indenização é de R$ 191,00 por dia de efetivo trabalho na localidade estratégica, com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2027.
O que mais o PLV 12/2026 trazAlém do adicional de fronteira, o PLV 12/2026 reúne outras mudanças que não afetam diretamente a categoria do SINASEFE, mas fazem parte do mesmo projeto:
  • regulariza o enquadramento dos servidores oriundos dos ex-Territórios Federais do Amapá, de Roraima e de Rondônia;
  • amplia o Fundo Especial de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades de Fiscalização, o Fundaf;
  • disciplina a gestão dos cargos de Engenheiro, Arquiteto, Economista, Estatístico e Geólogo, que passam a ter lotação centralizada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
  • exige diploma de nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Banco Central do Brasil;
  • transforma 254 cargos efetivos vagos de Agente Administrativo em 50 cargos de Inspetor Federal do Mercado de Capitais, na Comissão de Valores Mobiliários.

Pressione deputados e deputadasCom o prazo se esgotando em 30 de outubro, o SINASEFE orienta que todas as seções sindicais comecem já as ações de pressão sobre deputados(as) federais e lideranças partidárias em seus estados.A orientação é intensificar a cobrança por e-mail, redes sociais e abordagem direta aos parlamentares durante as agendas nas bases eleitorais. O objetivo é garantir que o PLV 12/2026 entre logo na pauta de votações do Plenário e seja aprovado sem retrocessos.
Fonte: Sinasefe Nacional 

Tags relacionadas: