Notícia SINASEFE IFSul

19 de novembro 2023

Mudanças estatuintes são deliberadas no 4º dia do 35º CONSINASEFE

Mudanças estatuintes são deliberadas no 4º dia do 35º CONSINASEFE Em seu quarto dia de atividades, neste sábado (18/11), o 35º CONSINASEFE se dedicou ao debate e votação de teses estatuintes. Delegados(as) aprovaram mudanças importantes no funcionamento do SINASEFE, como a obrigação de paridade de gênero nas delegações de PLENAS e a paridade de técnico-administrativos(as) e docentes na composição da coordenação geral e na coordenação de administração e finanças da Direção Nacional (DN).Das 43 teses estatuintes que foram apresentadas ao evento, 21 já foram analisadas, sendo cinco delas acolhidas pelas delegações em plenário sem receber adendos e/ou alterações nos cinco grupos que debateram as propostas.
Apresentação de teses estatuintesO início dos trabalhos do sábado contou com dois sorteios: 1º da ordem de temáticas e 2º a ordem das teses que foram apresentadas. No total, 43 teses foram apresentadas por 30 sindicalizados(as).
Saudação do MLBA militante Milena Martins, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), apresentou uma saudação aos congressistas. Ela comentou a situação de ameaça das famílias que moram em áreas de risco e se encontram atualmente na Ocupação Furnas, localizada em Samambaia-DF, e reúne 140 famílias atualmente.
SinasefinhoAs crianças e adolescentes do Sinasefinho estiveram no auditório do 35º CONSINASEFE para um registro fotográfico junto de suas mães e seus pais. Esta edição do espaço reúne 34 crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos. Confira aqui as imagens de todos os dias do Sinasefinho e relembre a programação para essa faixa etária.
Grupos de Trabalho (GTs)O reinício de trabalhos no período vespertino foi com a divisão dos(as) participantes em cinco Grupos de Trabalho (GTs) que debateram as 43 teses estatuintes apresentadas na manhã deste quarto dia. Cada grupo definiu sua metodologia e debateu as propostas de mudanças estatutárias, votando destaques e emendas nos textos propostos.
Resultado de votações de teses estatuintesA votação de teses estatuintes em plenário, iniciada no final da tarde, seguiu a mesma ordem das apresentações feitas pela manhã.A paridade de gênero na escolha de delegados(as) das plenárias do SINASEFE, proposta originalmente na Tese 6 (página 132), foi aprovada, com adendos, ampla maioria e comemoração do plenário. Os(as) delegados(as) do 35º CONSINASEFE também acataram a inclusão de custeio do Sinasefinho no Rateio Solidário dos CONSINASEFES.A organização de plantões da DN e de regimentos do SINASEFE também foi aprimorada durante a análise da Tese 17 (página 167), que foi aprovada com adendos e alterações.
Outra novidade, aceita com maioria e celebração, diz respeito à composição da Coordenação Geral e da Coordenação de Administração e Finanças (CAF): será garantida a representatividade dos dois segmentos da categoria: docentes e técnico-administrativos(as), proposta na Tese 13 (página 156).A criação de duas novas coordenações ligadas à temática de combate às opressões e de novas comissões de assessoramento também foram debatidas e aprovadas. O sindicato passará a ter em DN: coordenação de políticas étnico-raciais antirracistas e coordenação LGBTQIAPN+, além de coordenação e comissão de instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Defesa (MD).
Fonte: Sinasefe