Notícia SINASEFE IFSul

29 de novembro 2022

Manifestante com bandeira do movimento LGBT e camisa de apoio a iranianas invade campo na Copa

Manifestante com bandeira do movimento LGBT e camisa de apoio a iranianas invade campo na Copa Em uma Copa do Mundo também marcada pela proibição a manifestações por direitos humanos, um ativista conseguiu driblar a segurança e correr por alguns segundos no gramado do estádio Lusail, no Catar, durante o jogo entre Portugal e Uruguai. Ele segurava uma bandeira com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTI+. A camisa tinha na frente inscrição a favor da Ucrânia e, nas costas, os dizeres Respect for Iranian Woman (“Respeitem as mulheres iranianas”, em tradução livre). No jogo, Portugal venceu por 2 a 0.A transmissão oficial não mostrou o protesto, no início do segundo tempo da partida, na tarde desta segunda-feira (28). Identificado como Mario Ferri, italiano que já promoveu outros atos semelhantes, o manifestante foi derrubado e detido.
Proibições da FifaJogadores foram proibidos de usar braceleira de apoio ao movimento (One Love) por imposição da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Relatos de espectadores apontam abordagem de seguranças com ameaças de confisco de bandeiras e camisas. Até uma bandeira do estado de Pernambuco, que traz um arco-íris, chegou a ser recolhida (e devolvida posteriormente). Há protestos também contra a prisão e morte da jovem iraniana Mahsa Amini, de 22 anos, supostamente por uso “indevido” de vestimenta em seu país.Com o veto da entidade organizadora da Copa, algumas seleções encontraram outras formas de protestar. Os jogadores do Irã, por exemplo, não cantaram o hino do país na estreia e os da Alemanha taparam a boca antes da foto pré-jogo, enquanto os da Inglaterra se ajoelharam, para se manifestar contra o racismo.
Próximas rodadasCom os quatro jogos de hoje, terminou a segunda rodada. A partir de amanhã, começa a terceira e última rodada da primeira frase, que definirá os 16 classificados para as oitavas de final. Brasil (que venceu hoje), França e Portugal já chegaram lá. Nesta terça jogam Equador x Senegal e Holanda x Catar pelo grupo A, ambos às 12h. Mais tarde, às 16h, Irã x Estados Unidos e País de Gales x Inglaterra, pelo grupo B. O primeiro colocado de um grupo enfrenta o segundo do outro.Assim, a seleção brasileira tem boas chances de terminar o grupo G em primeiro lugar. Nesse caso, enfrentaria o segundo do grupo H, que neste momento é Gana. Mas a definição só sai na próxima sexta-feira (2), com os últimos confrontos. Os jogos serão Camarões x Brasil e Sérvia x Suíça (às 16h) e Coreia do Sul x Portugal e Gana x Uruguai (às 12h).

Foto: ReproduçãoFonte: Rede Brasil Atual