Notícia SINASEFE IFSul

18 de outubro 2021

Etapa de Porto Alegre da Conferência Popular de Educação acontece de 19 a 21 de outubro

Etapa de Porto Alegre da Conferência Popular de Educação acontece de 19 a 21 de outubro A Conferência Popular de Educação Etapa Municipal de Porto Alegre inicia nesta terça-feira (19), estendendo-se até o dia 21 de outubro, com atividades online sempre às 17h. A ADUFRGS-Sindical, entidade coordenadora do Fórum Municipal de Porto Alegre, e as entidades que integram a coordenação adjunta do Fórum, CPERS-Sindicato e a ACMP-Federação, estão convidando educadoras e educadores, bem como o público geral a participar dos debates que ocorrerão nos próximos dias.A transmissão da conferência conta com a parceria do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (SINTERGS), integrante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). A transmissão será feita pelo canal CONEPE no YouTube.
Preparação para Conferência Nacional Popular de Educação 2022O Rio Grande do Sul está realizando uma série de atividades preparatórias para a Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape 2022), evento organizado pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que articula entidades do campo da educação e dos movimentos sociais que atuam em defesa da educação.
A programação da Etapa Municipal de Porto AlegreA abertura da Etapa Municipal de Porto Alegre da Conferência, no dia 19, será feita pela professora Sônia Mara Ogiba, coordenadora geral do FME-POA, e diretora de Comunicação da ADUFRGS-Sindical. A seguir, até as 20h, acontece a discussão dos Eixos I e II, tendo como expositor o Dr. Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), e como debatedores a Dra. Mariângela Bairros, do Grupo de Estudos em Políticas Públicas para o Ensino Médio (GEPPEM), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/FACED), e a Profª. Helenir Aguiar Schürer, presidenta do CPERS-Sindicato. Também haverá a participação de representantes estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Alejandro Guerrero e União da Juventude Socialista (UJS), Fabiola Loguercio.No dia 20, das 17h às 20h, serão discutidos os eixos III e IV, tendo como expositor o Prof. Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e membro do FNPE, e os debatedores Profª. Nina Ventimiglia, presidenta da Associação dos Supervisores de Educação do RS (ASSERS), e Dr. José Clovis Azevedo, ex-secretário de Educação do RS. A representação Estudantil será da União Estadual dos Estudantes (UEE), Airton Silva, e União Gaúcha dos Estudantes (UGES), Lincon Fonseca.No dia 21 outubro, das 17h às 20h, serão discutidos os Eixos V e VI, tendo como expositor o Prof. Nilton Brandão, presidente do PROIFES-Federação e membro do FNPE, e como debatedores a Dra. Maria Luiza Flores, do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e professora da UFRGS/FACED. e a Dra. Isabel Leticia Pedroso de Medeiros, ex-presidenta do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME-POA). A representação estudantil será da União Nacional dos Estudantes Rio Grande do Sul (UNE-RS), Ariel Lucena, e UMESPA, Anderson Farias. Às 21h acontece a Plenária Final da Conferência.Canal Centenário Paulo Freire
Fonte: Sul 21 / Imagem: Divulgação