Notícia SINASEFE IFSul

25 de novembro 2022

Com aumento de casos de covid-19, uso de máscara volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões

Com aumento de casos de covid-19, uso de máscara volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões Devido ao aumento dos casos de covid-19 registrado nas últimas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou em reunião extraordinária a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e voos a partir desta sexta-feira (25). Desde agosto deste ano o uso não era mais obrigatório nesses locais.Segundo a Anvisa, os dados epidemiológicos demandam o retorno de medidas de proteção, como o uso de máscaras, principalmente no transporte público e em ambientes fechados.De acordo com o Boletim Infogripe, divulgado nesta quarta-feira (23) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), está sendo registrado aumento nos casos de Síndrome Respiratória Grave Aguda (SRAG) provocada pela covid-19 em todo o país. O levantamento mostra que o crescimento é mais forte no Rio de Janeiro, na Paraíba e em São Paulo.
Máscaras nos estadosCom base no aumento dos casos, o Conselho Gestor da Saúde do estado de São Paulo recomendou que o uso de máscaras volte a ser obrigatório nos transportes públicos, sugestão que foi acatada pelo estado e pela prefeitura da capital.No último sábado (19), a gestão do Sesc São Paulo determinou que o uso de máscaras passa a ser obrigatório em todas as unidades existentes no estado. Em nota divulgada nas redes sociais, a recomendação também abarca "manter a carteira de vacinação atualizada, evitar aglomerações em espaços fechados e lavar as mãos". A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) também determinaram o retorno do uso obrigatório de máscaras nas dependências das instituições desde o retorno do feriado de 15 de novembro. A medida se estende também ao Museu do Ipiranga, localizado na capital paulista, que é gerenciado pela USP. Na Paraíba, outro estado que está tendo alta considerável nos casos de covid-19, o governo do estado lançou um decreto no Diário Oficial exigindo o uso de máscaras em locais fechados. A medida está em vigor desde a última segunda-feira (21). Já no Rio de Janeiro, a prefeitura da capital afirmou nesta quarta-feira (24) que descarta a retomada do uso obrigatório de máscaras em locais públicos. Outras secretarias de saúde, como por exemplo do Rio Grande do Sul, ainda estão discutindo o retorno ou não da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. 

PrevençãoAlém do uso de máscaras de proteção, sobretudo em lugares fechados como no transporte público e em salas de aula, é importante realizar a higiene das mãos com água e sabão ou álcool 70%. Vale também, se possível, evitar aglomerações e, no caso de apresentar sintomas, realizar o isolamento social. A etiqueta respiratória também é válida, ou seja, ao tossir ou espirrar, utilize um lenço de papel para que as gotículas não sejam espalhadas pelo ar. E mesmo com todos estes cuidados é importante estar com a vacinação em dia, evitando assim, o contágio pelo vírus. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), "a vacinação contra a covid-19 provou ser altamente efetiva na proteção contra casos graves e morte. No entanto, a efetividade da vacinação com as duas doses iniciais diminuiu com a chegada de novas variantes, justificando a aplicação das doses de reforço". 
Dados da Covid-19Segundo os dados divulgados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), a média móvel de casos registrados por dia nos últimos sete dias está em 20.566. Somente nas últimas 24 horas foram registrados 29.884 casos confirmados e 117 mortes por conta da covid-19. 

Foto: Tânia Rêgo / Agência BrasilFonte: Brasil de Fato

Tags relacionadas: