23 de março 2024

Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova indicativo de Greve para o dia 3/4

A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, realizada na última sexta-feira, 22, aprovou por ampla maioria o indicativo de Greve a partir do dia 3/4, encaminhado pelo Sinasefe Nacional e aprovado pela 187ª Plena. Na próxima quarta-feira, 27, o Sinasefe Nacional realiza uma nova plenária que deverá deflagrar a Greve, a adesão formal à Greve será, então, encaminhada pelas seções em uma nova rodada de assembleias. No Sinasefe-IFSul, a assembleia de deflagração da Greve será na próxima quinta-feira, 28.

Por que uma greve agora?Após quase dois anos de negociação, as mesas temáticas seguem improdutivas e, enquanto concede reajuste e reestruturação da carreira de diversas categorias, o governo segue deixando as(os) servidoras(es) da educação sem resposta. Tanto no âmbito geral, da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que debate a pauta do conjunto dos servidores públicos federais quanto nas Mesas Específicas Temporárias, que debatem as pautas relacionadas à reestruturação das carreiras da educação – docentes e técnico-administrativas(os). A proposta do governo é sempre a mesma: depois eu respondo, depois eu respondo e os prazos, para a inclusão das(os) servidoras(es) no orçamento, estão acabando.
Eixos da Greve Nacional 2024: A pauta proposta para a Greve 2024 (desde a 185ª PLENA), tem cinco eixos principais:Eixo 1 – CarreirasReestruturação das carreiras de técnico-administrativos e docentes, conforme as propostas aprovadas nos GTs Carreira e nas PLENAs do SINASEFE.
Eixo 2 – SaláriosRecomposição salarial, já! Conforme a proposta do Fonasefe da Campanha Salarial 2024;
Eixo 3 – Revogação do NEMRevogação do Novo Ensino Médio (NEM) e defesa do modelo de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais.
Eixo 4 – RevogaçoRevogação de todas as Medidas Provisórias, Portarias e Decretos que atacam os servidores e os serviços públicos – com destaque para a IN 54/2021, que ataca o direito de greve. A maioria dessas medidas foram tomadas pelos governos Temer (golpista) e Bolsonaro (neofascista).
Eixo 5 – OrçamentoRecomposição orçamentária da Rede Federal de Educação. Chega de cortes: por uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade!