Notícia SINASEFE IFSul

1 de agosto 2025

Assembleia Geral define representantes para a 204ª Plena e defesa de mobilização da categoria contra a reforma administrativa

Assembleia Geral define representantes para a 204ª Plena e defesa de mobilização da categoria contra a reforma administrativa A assembleia geral do Sinasefe-IFSul, realizada nesta quinta-feira, 31, aprovou por aclamação o nome de Roberta Vieira como representante da base para a 204ª plenária nacional do Sinasefe. Ela será acompanhada por Osni Rodrigues, representando a direção da seção sindical. A plena será realizada neste sábado, 2, de forma virtual e tem como pauta central a organização da categoria para a luta contra a reforma administrativa, que avança no Congresso Nacional.
Informes: Nos informes, Roberta Vieira falou sobre o Encontro Regional Sul de Mulheres do Sinasefe, que será realizado entre os dias 15 e 17 de agosto, no Campus Pelotas. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através do formulário: https://forms.gle/XFMmNjKqMxYXQzaz9. O coordenador Francilon Simões lembrou também que neste sábado, 2, ocorre a reunião do Conselho de Representantes de Base do Sinasefe-IFSul, de forma online, além da mobilização para barrar a reforma administrativa, a reunião irá pautar a realização de atividades de formação na base e o cronograma de visitas do Sindicato nos campi.Por fim, Francilon falou sobre o ato unitário contra a Reforma Administrativa, realizado em Porto Alegre na última quarta-feira, 30 de julho. O Sinasefe-IFSul e a ASUFPel sindicato participaram da mobilização na capital, em conjunto com outras entidades da região. Esta foi a primeira mobilização conjunta contra a reforma, a expectativa é que nos próximos meses o movimento de resistência seja intensificado em todo o país. 
Formação da COE: A eleição para escolha da próxima direção executiva da Seção Sindical IFSul e do Conselho Fiscal deve ser realizada no mês de setembro. Assim, para dar início aos trabalhos de organização do pleito, a Assembleia Geral aprovou os nomes que irão compor a COE deste ano. O grupo é formado por Francilon Lima Simões, Osni Rodrigues e Vinícius Waltzer da Rocha. Em breve, a comissão deverá divulgar o edital e o cronograma eleitoral de 2025.
Ingresso de Ação Coletiva Civil Pública: Foi aprovado, por unanimidade, o ingresso da Ação Coletiva Civil Pública em nome das(os) docentes filiados ao Sinasefe-IFSul, através da assessoria jurídica do Sindicato - Vellinho, Signorini, Moreira, Büttow & Silva – Advogados Associados, reivindicando o piso do magistério nacional como base de referência salarial docente entre os anos de 2022 e 2024. Com o objetivo de fortalecer o processo, pressionar ainda mais os entes jurídicos e proteger os docentes, o SINASEFE Nacional orientou, em plenária, o ingresso de processos coletivos pelas bases. Com isso, as(os) docentes não precisam realizar nenhum procedimento individual e, caso o resultado seja favorável, todos os professores EBTT da instituição serão beneficiadas(os). 

Tags relacionadas: