Notícia SINASEFE IFSul

12 de abril 2023

Assembleia Geral define a delegação do Sinasefe-IFSul para o Encontro Regional Sul

Assembleia Geral define a delegação do Sinasefe-IFSul para o Encontro Regional Sul A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, realizada de forma virtual nesta terça-feira, 11, definiu os 19 delegados da seção para o Encontro Regional Sul do Sinasefe Nacional. O evento, intitulado "Unidade, organização e luta", será realizado entre os dias 21 e 23 de abril, em Florianópolis e irá pautar conjuntura, políticas educacionais e carreiras (de TAE e docentes). A assembleia também aprovou os nomes das delegadas da seção para a 180ª Plenária Nacional do Sinasefe, que ocorre de forma presencial entre os dias 03 e 05 de maio, em Brasília. Ruti Oliveira foi indicada como representante da direção da seção e Maria de Fátima Medeiros foi escolhida a representante pela base do Sinasefe-IFSul. Entre os dias 03 e 05 de maio ocorre, também em Brasília, o GT Carreira - Docentes e TAEs. Os(as) representantes da seção para o GT serão escolhidos seus pares dentro do GT que debate as carreiras na seção sindical. 
Informes da Assembleia:O coordenador de organização do Sinasefe-IFSul, Francilon Simões, informou que neste sábado, 15 de abril, será realizada uma reunião de avaliação da participação da seção no 3º ENNIQ. Além disso, a ideia é que sejam criados GTs específicos para ampliar as discussões da pasta de opressões do Sinasefe Nacional, como GT de Negros e Negras; GT de Mulheres e GT LGBTQIA+. Em relação às negociações com operadoras de saúde, o coordenador Roberto Vieira informou que a negociação com a Uniodonto foi concluída e que os novos valores entraram em vigor neste mês de abril. Ele considera que a negociação foi bastante positiva e a seção conseguiu garantir um valor muito próximo do ano anterior. A tabela com os novos valores já foi divulgada para os(as) filiados(as). Em relação ao contrato da Unimed, o grupo de entidades permanece em negociação com a operadora e considera que as últimas propostas apresentadas foram desrespeitosas, com a apresentação de índices completamente desconectados com a realidade dos servidores e do próprio índice de inflação da saúde. No entanto, o coordenador destacou que as entidades sindicais, juntas, representam uma grande parte da carteira de associados da Unimed Pelotas, o que nos fortalece na negociação.Por fim, o coordenador do Sinasefe Nacional, Manoel Porto Jr., falou sobre um novo dia de luta pela revogação do novo ensino médio, chamado para 19 de abril pela UBES. Na ocasião, o Sinasefe Nacional irá promover uma live com o tema “Revoga o NEM já! O Ensino Médio Integrado como referência para o país“. A live contará com a participação dos dirigentes da pasta de Políticas Educacionais e Culturais do SINASEFE, João Cichaczewski (secretário de políticas educacionais e culturais) e Manoel Porto Junior (secretário-adjunto de políticas educacionais e culturais), além de dois debatedores convidados, Alessandro Paixão e Amanda da Silva.
Eventos: Nesta quinta-feira, 13, o coordenador Francilon Simões representa o Sinasefe-IFSul no evento do projeto interinstitucional: O trabalho público de servidores públicos na educação, na da mesa de diálogo sob o título: A luta sindical na educação. A atividade é aberta ao público e ocorre no auditório do CEHUS (Cel. Alberto Rosa, 117) das 18h às 21h30. Na sexta-feira, 14, às 18h30, o Sinasefe-IFSul promove o Seminário de Carreira da Seção. O evento será online, com transmissão pelo Youtube, e terá dois eixos de debate: Mesa 1: Histórico e concepções das carreiras​, com Francisco Brongar​ [Sinasefe-IFSul - Docente]; Nilo Campos [Sinasefe-IFSul - TAE] e Luiz Osório R. dos Santos​ [ASUFPel - TAE] e a Mesa 2: Propostas para a carreira da CND e CNS​, com William do Nascimento Carvalho​ [CNS - Sinasefe Nacional].
Assembleia Geral Presencial: No dia 13 de maio, sábado, o Sinasefe-IFSul irá realizar uma assembleia geral presencial, na sede do Sindicato, com o objetivo de apresentar e aprovar uma atualização do regimento da seção. As propostas de alteração foram discutidas com o Conselho de Representantes de Base e com a Assessoria Jurídica do Sindicato e tem como objetivo atender demandas mais recentes dos(as) filiados(as) e da gestão do Sindicato, como a regulamentação das assembleias virtuais e os critérios de negociação dos(as) filiados(as) que possuem débitos com o Sindicato. Todas as propostas de alteração serão apresentadas para a categoria na assembleia, discutidas e votadas individualmente.