25 de junho 2024

Assembleia Geral aprova a suspensão da Greve no IFSul a partir de 1º de julho

Assembleia Geral aprova a suspensão da Greve no IFSul a partir de 1º de julho A assembleia geral do Sinasefe-IFSul, realizada de forma virtual através da plataforma Zoom, nesta segunda-feira, 24, aprovou por ampla maioria a suspensão da greve no Instituto a partir de 1º de julho. A decisão acompanha as deliberações da 193ª Plenária Nacional do Sinasefe, que ocorreu entre os dias 21 e 22 de junho, e que aprovou a aceitação das propostas do Governo Federal, conforme as discussões acumuladas nas reuniões dos dias 11 e 14 de junho de 2024 e, consequentemente, a suspensão do movimento grevista, que está condicionada à assinatura dos Termos de Acordo.A 193ª plenária foi a maior já registrada pelo sindicato, com 402 participantes, sendo 90 delegadas(os) credenciadas(os) para participação virtual; 44 delegadas(os) credenciadas(os) para participação presencial; 251 observadoras(es) credenciadas(os) para participação virtual e 17 observadoras(es) credenciadas(os) para participação presencial. A avaliação do Sindicato Nacional é de que tivemos avanços relevantes com a greve 2024, a maior já realizada pela categoria, com adesão de 562 das 682 unidades da Rede. Entre os principais avanços, está a conquista da RSC para técnico-administrativos, os reajustes para docentes e tae's, além da recomposição e do incremento no orçamento da educação ainda em 2024. Além disso, o fortalecimento do Sindicato, tanto no âmbito nacional, quanto da seção IFSul, são conquistas que marcaram esta Greve. No entanto, é fundamental destacar, também, o papel nefasto e contraproducente da entidade cartorial Proifes, que sem o respaldo de sua base assinou, nos porões do ministério, um acordo rebaixado que encerrou as negociações com a categoria. Em contrapartida, a referida entidade "ganhou" a sua tão sonhada carta sindical.