Notícia SINASEFE IFSul

24 de novembro 2021

9ª Jornada de Lutas incorpora pauta antirracista: confira o resumo das atividades

9ª Jornada de Lutas incorpora pauta antirracista: confira o resumo das atividades No período de 16 a 20/11, trabalhadoras e trabalhadores de diversos estados estiveram em luta na capital federal. Além de seguir denunciando a PEC 32/2020, lutadoras e lutadores fortaleceram a luta antirracista, posicionando-se contra o genocídio negro e exigindo a saída do presidente racista Bolsonaro. O SINASEFE seguiu participando das mobilizações e divulga a seguir um resumo desta 9ª Jornada.
Terça-feira (16/11)Na manhã de terça-feira (16/11), totens de Marielle Franco e Zumbi dos Palmares foram desfilados dentro do Aeroporto de Brasília, na procissão do movimento de mobilização contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). A atividade fez homenagem às lutas dessas importantes personalidades do povo negro no Brasil. Na semana da consciência negra, o objetivo deste ato foi demonstrar que o setor mais afetado pelo desmonte provocado pela Reforma Administrativa é a população negra, que mais necessita dos serviços públicos. A professora e diretora do Andes-SN Zuleide Queiroz enfrentou um ataque racista durante esta atividade, leia mais aqui.Servidores resistiram à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) com manifestação nas proximidades do Anexo 2 da Câmara. O ato aconteceu no período vespertino e contou com a presença de várias entidades do funcionalismo público, incluindo o SINASEFE e suas seções sindicais. Servidores usaram tambores e ritmos de matriz africana, em sintonia com a Semana da Consciência Negra.Ainda na terça, as delegações do SINASEFE se reuniram, no Hotel San Marco, para conversar sobre as atividades da Jornada.
Quarta-feira (17/11)Em frente ao Palácio do Planalto, servidores públicos simbolicamente lavaram o “sangue” derramado da população negra brasileira, após encenarem o assassinato de Marielle Franco, Zumbi dos Palmares, Mestre Moa do Katendê e Dandara, cometido pelo “Bolsomorte”.A performance realizada na manhã de quarta-feira (17/11) fez parte das ações de mobilização da jornada de lutas contra a PEC 32/2020. A ação chamou a atenção para o genocídio que tem sido perpetrado contra o povo negro no Brasil.O SINASEFE esteve representado na atividade por integrantes da Direção Nacional e de seções sindicais.A manifestação da tarde de quarta-feira (17/11) contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020)também incluiu as pautas antirracistas e intervenções com ritmos musicais de matriz africana.
Quinta-feira (18/11)Servidores de diversas categorias se concentraram em frente ao Anexo 2 do Senado na manhã de quinta-feira (18/11). Ato foi contra a PEC dos Precatórios (PEC 23/2021), já aprovada na Câmara dos Deputados. Realizado junto aos senadores que apoiam o movimento, o ato visou garantir também a mobilização dos senadores contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), caso o texto polêmico seja aprovado na Câmara.Na oportunidade o SINASEFE também pautou a luta contra a divisão dos Institutos Federais. Ao receber a carta aberta elaborada pelo Sinasefe-SP, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) enfatizou que a proposta é fruto de conchavos políticos para nomeações de cargos biônicos. Nas palavras do parlamentar, a divisão dos Institutos Federais visa “criar reizinhos fascistas”.Integrantes da Direção Nacional e das seções sindicais do SINASEFE participaram da atividade.Entidades nacionais e centrais sindicais debateram na tarde de quinta-feira (18/11), na sede da CUT, a organização da próxima Jornada de Lutas em Brasília-DF, que será realizada de 23 a 25 de novembro. O SINASEFE esteve representado no espaço pelo coordenador geral David Lobão.
Sábado (20/11)Por fim, no sábado (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, a Jornada em Brasília-DF foi encerrada com a participação do SINASEFE e das seções sindicais que permaneceram na capital federal na manifestação “Fora Bolsonaro, Seu Racista!”, realizada pela Campanha Fora Bolsonaro nas principais cidades do país.
Fonte e Imagem: Sinasefe Nacional