Notícia SINASEFE IFSul

29 de novembro 2023

35º CONSINASEFE: Com a maior delegação, Sinasefe-IFSul tem atuação de destaque no Congresso Estatutário

35º CONSINASEFE: Com a maior delegação, Sinasefe-IFSul tem atuação de destaque no Congresso Estatutário Com 33 delegados(as) e 04 observadores, o Sinasefe-IFSul mais uma vez esteve presente com a maior delegação de um congresso nacional do Sinasefe. Durante os cinco dias de atividades, os(as) delegados(as) da seção se destacaram pela importante atuação no Congresso, com intervenções e contribuições nas mesas temáticas; destaques encaminhados para o documento base de políticas educacionais, aprovado durante o congresso, e pela ampla atuação nos grupos de trabalho que discutiram as teses estatuintes. Além disso, mais uma vez, a seção realizou duas reuniões preparatórias, para a leitura e discussão das teses do Congresso, que visaram qualificar a participação de todos(as) no debate. Para o coordenador de ação do Sinasefe-IFSul, Osni Rodrigues, o debate prévio das teses é uma conquista importante da seção, pois está diretamente associado à qualificação da participação enquanto delegação. "Nós vamos para um congresso estatutário para debater e tomar decisões sobre o estatuto e sobre os rumos de nosso sindicato, é fundamental que as delegações estejam preparadas, pois durante o congresso o ritmo é muito acelerado", destacou.
Vigília no DNIT para reunião da MNNPNo segundo dia de Congresso, delegados e delegadas uniram-se a centenas de servidores federais para uma vigília nos arredores do prédio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde ocorreu a quinta reunião da MNNP. Durante toda a tarde, servidores(as) públicos(as) federais cobraram o governo por respostas efetivas às reivindicações apresentadas há meses.Logo na chegada do secretário de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho, José Lopez Feijóo, os(as) servidores(as) cobraram em alto e bom som: "Reajuste já!", “Chega de blá, blá, blá, queremos respostas já!” e “Chega de caô, tem dinheiro pra banqueiro, mas não tem pra servidor!” foram palavras de ordem repetidas pelos(as) participantes. As exigências ecoavam pelos corredores do local, dando voz aos(às) milhares de trabalhadores(as) do serviço público federal que padecem com a falta de reajuste salarial efetivo há anos.Inovando no formato da cobrança, uma rápida batalha de hip-hop foi realizada na vigília, ritmando ao som rap as angústias e reivindicações dos(as) trabalhadores(as). Os artistas fazem parte da Batalha da Escada, realizada na UnB. Assista aqui um trecho da batalha. Passados alguns minutos do início da manifestação, os(as) representantes Artemis Martins (coordenadora geral do SINASEFE), Elenira Vilela (coordenadora geral do SINASEFE) e João Paulo “JP” Ribeiro (CTB) saíram rapidamente da reunião para apresentar um informe preliminar do encontro com o governo. Artemis comentou que o governo, novamente, não apresentou resposta concreta sobre as reivindicações financeiras da categoria. Confira o informe preliminar abaixo: https://youtu.be/7mm0319swDg 
35º CONSINASEFE aprovou Documento Base do GTPECEnfim, aconteceu! O Documento Base “Contribuições do SINASEFE na construção de Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica Brasileira: 15 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” foi aprovado na sexta-feira (17/11) no 35º CONSINASEFE e agora se trata de um Documento Final Oficial do sindicato.O texto, que foi apresentado pelo GT de Políticas Educacionais e Culturais em 01/09, após passar por ampla discussão nas bases, com três reuniões virtuais para dialogar sobre a metodologia de debate, recebeu e apresentou no Congresso 77 contribuições das seções sindicais.O material, ao longo de seus 12 eixos temáticos, defende um modelo de ensino básico, profissional e tecnológico público, inclusivo e de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora, se tratando de um marco do SINASEFE no campo das políticas educacionais. A coordenação de políticas educacionais e culturais, composta por João Cichaczewski (secretário) e Manoel Porto Junior (secretário-adjunto), foi a responsável pela condução dos debates e trajetória de construção do texto.“Agora temos um documento para disputar política pública e defender uma educação para os filhos e filhas da classe trabalhadora, quem não criou o GT de Políticas Educacionais nas bases tem, agora, um rico de um material para começar esse debate na sua seção sindical”, disse Manoel.
Congresso aprovou diversas mudanças de estatuto O 35º CONSINASEFE aprovou uma série de alterações estatutárias importantes para a instituição. Um resumo com todos os itens aprovados, rejeitados ou suprimidos do Congresso será publicado em breve pelo Sindicato Nacional. Entre as mudanças aprovadas está a paridade de gênero na escolha de delegados(as) das plenárias do SINASEFE (proposta originalmente na Tese 6, página 132), foi aprovada, com adendos, ampla maioria e comemoração do plenário. Os(as) delegados(as) do 35º CONSINASEFE também acataram a inclusão de custeio do Sinasefinho no Rateio Solidário dos CONSINASEFES. A organização de plantões da DN e de regimentos do SINASEFE também foi aprimorada durante a análise da Tese 17 (página 167), que foi aprovada com adendos e alterações. Outra novidade, aceita com maioria e celebração, diz respeito à composição da Coordenação Geral e da Coordenação de Administração e Finanças (CAF): será garantida a representatividade dos dois segmentos da categoria: docentes e técnico-administrativos(as), proposta na Tese 13 (página 156).A criação de duas novas coordenações ligadas à temática de combate às opressões e de novas comissões de assessoramento também foram debatidas e aprovadas. O sindicato passará a ter em DN: coordenação de políticas étnico-raciais antirracistas e coordenação LGBTQIAPN+, além de coordenação e comissão de instituições de ensino vinculadas ao Ministério da Defesa (MD). As teses que tratavam do Conselho de Ética do SINASEFE, propondo o fim do presidencialismo e o funcionamento colegiado (Teses 35 e 36), foram aprovadas com ampla votação.O artigo que elenca os(as) servidores(as) que o sindicato nacional representa, explicando que a atual redação estatutária também contempla todos(as) que atualmente já são filiados(as) foi alterado para:O SINASEFE é constituído pelos servidores e servidoras federais, ativos e aposentados e aposentadas da Rede Federal da Educação Profissional Científica e Tecnológica, da educação Básica Federal e das Instituições de Ensino vinculadas ao Ministério da Defesa.Foi aprovada ainda a venda do terreno do sindicato – localizado no Núcleo Bandeirante-DF – proposta na Tese 4 do eixo estrutura (página 231) com depósito do dinheiro em conta específica de aplicação, destinando os valores para compra de outro imóvel, com auditório para realizar Plenárias Nacionais. Uma comissão específica para fiscalizar e acompanhar a venda e compra também foi eleita no evento, com cinco membros (três mulheres e dois homens):
  • Antonio Santiago Pinto Santos (Sinasefe IFS);
  • Daniela da Rosa Curcio (Seção IFSul);
  • Francisco Jorge Ribeiro (Sindsifce-CE);
  • Márcia Amado (Sinasefe Araguatins-TO);
  • Mônica Batista (Sintifrj).

Plano de LutasNo último ponto previsto na programação do 35º CONSINASEFE, David Lobão e Artemis Martins apresentaram informe da reunião do Fonasefe realizada na última sexta-feira (17/11) e fizeram rápidas ponderações sobre os desafios colocados para o próximo período, estimulando a inscrição dos(as) participantes para tratar do tema.Após as falas, o Congresso aprovou fortalecer e aprofundar, nas seções sindicais, os debates para construção da greve unificada dos(as) servidores(as) públicos(as) federais. Uma PLENA do SINASEFE será convocada, até, no máximo, fevereiro de 2024 pautando as reivindicações da categoria e a agenda do novo ano. Além disso, o sindicato questionará formalmente o MEC sobre a demora nos processos de redistribuição de servidores(as).Os(as) participantes aprovaram, sem votos contrários, os encaminhamentos propostos pelo Fonasefe, que envolvem:
  • 28/11 – Dia Nacional de Luta com mobilizações, manifestações, panfletagens, assembleias de base e outras formas de luta;
  • 28/11 – Live, às 18h, com a participação das entidades nacionais;
  • Agendar – Realização de uma Plenária Nacional dos SPF (presencial), colado com a próxima reunião da MNNP;
  • Encaminhar um ofício ao MGI solicitando que a reunião da MNNP em dezembro, seja convocada com no mínimo 10 dias de antecedência, para preparar nossa plenária nacional.
  • O Fonasefe vai participar e organizar a Marcha à Brasília, convocada no Concut, solicitando a CUT para ser no final de março, para nos ajudar a fortalecer nossa luta por carreiras e recomposição salarial;
  • As entidades do Fonasefe, em função das experiências ocorridas nas negociações de 2023, devem iniciar nas suas bases a discussão sobre uma construção da GREVE dos SPF para 2024.

SinasefinhoO 35º CONSINASEFE recebeu 34 crianças e adolescentes em mais uma edição bem sucedida do projeto Sinasefinho. Aprimorado em cada evento do Sindicato, o modelo vem servindo de exemplo a ser seguido por outras entidades e também pelas seções em atividades locais. Durante os 5 dias de Congresso, Breno Betemps, 8 anos, filho de Fabiana Montiel, participou com empolgação do Sinasefinho. Ele destacou que aprendeu muito com as atividades propostas, sobre temas como inclusão, combate ao racismo e diversidade cultural do Brasil. 
*Com informações do Sinasefe Nacional