Notícia SINASEFE IFSul

17 de março 2023

2º ENNIQ: Práticas antirracistas – palestrantes e perfis

2º ENNIQ: Práticas antirracistas – palestrantes e perfis O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.A programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.No dia 25 de março, das 9 às 12 horas, teremos a Mesa “Práticas antirracistas na Rede Federal: o papel dos Neabs, Neabis e grupos correlatos no combate aos racismos”.Conheça os(as) quatro palestrantes desta mesaEdilson BaniwaMestre em Linguística e Doutorando pela UnB. É linguista com experiência na área de Educação; e com ênfase em Educação Escolar Indígena e em pesquisas em Línguas Indígenas da família Aruák do Alto Rio Negro.
Laurenir PenicheProfessora do campus Belém do IFPA, com formação em Música, atua principalmente em temas como cultura popular, carimbó, música paraense, batuques, relações étnicorraciais, quilombo, afroreligiosidade, heteroidentificação, políticas afirmativas, patrimônio cultural, acervos museais e educação para a diversidade. É coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) do campus Belém do IFPA e também atua em pesquisas sobre memória e identidade cultural.
Maria do Socorro SilvaDoutoranda em Trabalho Social pela Universidade Complutense de Madri. É membra do Grupo de Trabalho de Políticas Educacionais e Culturais do Sinasefe Natal-RN e da Escola Quilombo dos Palmares (EQUIP).
Tâmara LúciaProfessora do Ifal e fundadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto. É técnica em Agropecuária, Zootecnista, Mestra em Ciência Animal e Doutora em Zootecnia. Membra da Comissão de Heteroidentificação do Ifal e do Neabi do campus Satuba.
Fonte: Sinasefe Nacional