Notícia SINASEFE IFSul

17 de março 2023

2º ENNIQ: Arte como resistência étnica – palestrantes e perfis

2º ENNIQ: Arte como resistência étnica – palestrantes e perfis O 2º Encontro de Negras, Negros, Indígenas e Quilombolas (ENNIQ) será realizado de 22 a 26 de março de 2023, no Hotel Maceió Atlantic Suites, em Maceió-AL, tendo como seção anfitriã o Sintietfal.O tema do evento será “Malungas, Malungos e Parentes na terra de Palmares! Nossa luta, nosso sindicato!”.A programação do 2º ENNIQ contará com seis conferências temáticas, oficinas, atividade cultural, um dia de viagem (visita ao Parque Memorial do Quilombo dos Palmares ou à Aldeia Mata da Cafurna) além de debates em quatro grupos de trabalho.No dia 23 de março, das 16 às 18 horas, teremos a Mesa “A arte como resistência étnica: linguagens e expressões em movimento de resistência no Brasil”.
Conheça os(as) quatro palestrantes desta mesa
Ana Fátima dos Santos
Licenciada em Letras Vernáculas; Mestra e Doutoranda pelo Programa em Crítica Cultural da Uneb. É ativista do Movimento Negro, Iya Egbe do Ilê Axé Iboro Odé, e editora do Ereginga Educação.

Maria Rosalina
Integrante do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais Quilombola. Coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí. E integrante da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas do Brasil.

Marcelo Tingui Botó
Cineasta Indígena, fundador do Coletivo Audiovisual Tingui Filmes, pesquisador indígena e integrante do Movimento Intelectual Indígena no Nordeste. É formado em Ciências Biológicas pelo Ifal.

Richard Plácido
Escritor e mestre em estudos literários. Organizador da coletânea “QUEBRA: poesia negra mcz”. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifal. Editor do selo independente multiplataforma “Loitxa Lab”. Livreiro da Novo Jardim Livraria e Café.


Fonte: Sinasefe Nacional