Notícia SINASEFE IFSul

22 de maio 2023

180ª PLENA: encaminhamentos aprovados

180ª PLENA: encaminhamentos aprovados O SINASEFE divulga a íntegra da ata e dos encaminhamentos aprovados em sua 180ª Plenária Nacional.O fórum, realizado nos dias 6 e 7 de maio de 2023, no San Marco Hotel, em Brasília-DF, aprovou mais de 30 encaminhamentos, tratando de temas como conjuntura, campanha salarial, carreira, eventos futuros e agenda do sindicato.

Confira na íntegra:Conjuntura e campanha Salarial:1) Que  o  Sinasefe  intensifique  a  luta  pela  revogação  da  Reforma  do  Ensino  Médio,  atuando para criar comitês nos estados que ainda não têm, se incorporar e fortalecer os comitês já existentes. 2) Que o Sinasefe encampe a luta contra a alta da taxa de juros, suspensão do pagamento a auditoria da dívida pública e contra a autonomia do Banco Central; 3) Lutar pela aprovação do PL 2630 (Fake news);4) Que  o  Sinasefe  atue  para alterar  a  LDO  e  o  plano  plurianual no  sentido  de  ter  espaço orçamentário para aumentar o investimento na Educação, assim como as remunerações e condições de trabalho dos servidores;5) Intensificar as lutas pela instalação das mesas setoriais com o entendimento de que a luta  tenha um sentido diferenciado   para  diminuir as diferenças. 6) Aumentar as mobilizações em geral, intensificar as articulações para pressionar o governo.  7) Que o Sinasefe crie a Comissão Nacional de Assuntos de Aposentadoria, nos moldes da CND e CNS;8) O  Sinasefe e  o Sintietfal protocolarão documento conjunto  no  MGI,  com  cópia para  o deputado Paulão, solicitando audiência com a ministra Esther Duekpara tratar da revogação do  decreto  10.6220/22021,  que  transfere  a  gestão  de  aposentadorias e  pensões  de servidore(a)s públicos para o INSS;9) Que o Sinasefe intensifique a luta política pela derrota da Portaria 983, ao mesmo tempo em que solicite à CND e DN, em conjunto com a Assessoria Jurídica Nacional, a realização de um estudo para avaliar a viabilidade da judicialização da Portaria em questão;      10) Os membros da Direção Nacional somente participarão das semanas de lutas, em Brasília, se custeados pela base;  11) Fica garantida a realização da reunião do GT Políticas Educacionais antes da 181ª PLENA, de forma a não prejudicar a realização do GT Carreira.12) A  plenária  aprovou,  por  consenso,  a  alteração  do  local  do  15º  ESCIME,  que  deverá  ser realizado em Brasília-DF, no período de 03 a 05 de novembro de 2023.13) Foram aprovadas as seguintes moções:
•Moção de Desagravo ao filiado Alessander Pery Lopes Thomaz, Seção IFMG
•Contra os parlamentares que votaram contra a isonomia salarial;
•Em solidariedade à greve dos professores da rede distrital de educação;
•Em solidariedade à luta dos(as) aposentados(as) do IFAL (contra o Decreto nº 10.620/2021).

Encaminhamentos do GT Carreira (03,04 e 05/05/2023), aprovados pela 180ª Plena. 1. Reestruturação das Carreiras fortalecendo e valorizando o piso e o step. (Não utilizar na proposta gratificações para essa reestruturação)2.Retomar a linearidade na malha salarial, garantindo que todos os Níveis de Classificação tenham reajuste.3.Paridade entre Servidoras/es Ativas/os e Aposentadas/os.4.Encaminhar para as bases, material e o debate sobre pontos que foram discutidos neste último GT Carreira, com estes pontos retornando para a conclusão do debate no próximo GT Carreira e posterior à PLENA:
●Debate sobre o caminho a tomar na construção da carreira: se iremos iniciar uma construção de uma carreira única ou se iremos continuar no debate das carreiras (Docentes e TAEs) em separado, estabelecendo uma mesma estrutura para ambas.
●Redução  do  número  de  Padrões  de  Vencimento,  por  Nível  de  Classificação –manutenção dos  16  padrões  ou  redução  para  12  e  para  13  padrões.  Está  vinculada  a  este  debate  a ampliação para 08 níveis de capacitação ou manutenção dos 04 níveis de capacitação atuais.
●Redução do número de Níveis de Classificação: manutenção dos 05 atuais ou redução para 03 ou para 02 Níveis de Classificação.
●Racionalização:    
A)  Este  debate  ser  revisto  tão  logo  seja  definido  o número  e  quais  Níveis  de  Classificação serão mantidos. As propostas de redução apresentadas durante o GT serão enviadas para contribuir  com  o  debate  que  as  bases  irão  fazer  até  o  próximo  GT  e  PLENA.  Após  essa discussão, com a escolha do caminho, a racionalização será retomada, com a possibilidade de escolha de enquadramento de cada cargo.
B) Incluir no material que irá contribuir para o debate sobre racionalização, os CATÁLOGOS NACIONAIS DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES E CURSOS TÉCNICOS E CURSOS SUPERIORES DO MEC. Este material também deve ser remetido ás bases.
5. As demais propostas apresentadas pelo GT Carreira, e que não foram debatidas naquele fórum, inclusive  as  propostas  de  carreira  apresentadas  durante  aquele  evento,  serão sistematizadas pela  CNS  e  CND  e  enviadas  para  contribuição  ao  debate  nas  Bases  do  SINASEFE  em  até  uma semana da realização da última PLENA.Serão retiradas da sistematização as propostas, ou parte delas, que estejam em desacordo com este conjunto de deliberações aprovados na última PLENA do SINASEFE.

6. Que antes do próximo GT Carreira as propostas das Seções sejam colocadas no site do SINASEFE até  07  dias  antes  do  GT  ocorrer,  para  que  as  Seções  possam  conhecer  a  posição  das  demais bases.

7. Agenda:
>>Próximo GT –14, 15 e 16 de junho de 2023, em Brasília/DF.
>> Próxima PLENA –17 e 18 de junho de 2023, em Brasília/DF

8. Que  as  próximas  reuniões  da  CND  e  CNS, sejam  conjuntas  e  que  essas  reuniões  produzam atas  ou relatórios para publicação no site do Sinasefe.

9. O  SINASEFE  irá  propor  à  FASUBRA  e  ao  ANDES  a  criação  de  um  GT  entre  as  Entidades  para dialogar   e   construir   uma   proposta   conjunta   de   carreira,   bem   como   a   articulação   de encaminhamentos conjuntos e uma negociação articulada entre as Entidades. A partirdesse diálogo, qualquer proposta de alteração da proposta de modificação do SINASEFE será avaliada por PLENA do nosso Sindicato Nacional.

10. A Plena aprovou a continuidade dos trabalhos da CND e CNS, enquanto prioridade do sindicato nacional, viabilizando seus encontros e reuniões de forma presencial com os devidos aportes financeiros.>> Destaque aprovado"A  DN  poderá  solicitar  apoio  financeiro  a  base,  nos  moldes  da CEA,se  houver  disponibilidade financeira da seção."

11. Semana de Lutas, em Brasília/DF, para cobrar do Governo Lula a abertura imediata das Mesas Setoriais de Negociação.

12. O  SINASEFE  deverá  elaborar  e  operacionalizar  um  Plano  de  Lutas  contra  o  teto  de  gastos  e demais políticas neoliberais.

13. Que  toda  contraproposta  que  venha  a  ser  apresentada  pelo  Governo,  oficialmente,  seja encaminhada para as Bases e deliberada por Plenária Nacional do SINASEFE.

DownloadsBaixe aqui a íntegra dos encaminhamentos (PDF, A4, 6 páginas)Baixe aqui a ata do fórum (PDF, A4, 25 páginas)
Fonte: Sinasefe Nacional