Notícia SINASEFE IFSul

19 de março 2019

Primeira reunião do Conselho de Representantes de Base avalia primeiras atividades de 2019 e estratégias de luta

O Conselho de Representantes de Base do Sinasefe-IFSul realizou sua primeira reunião de 2019, nesta segunda-feira, 18 de março. Com o objetivo de avaliar as primeiras experiências de estruturação dos núcleos de base nos campi, os representares apresentaram relatos e tiraram dúvidas sobre o processo de organização dos servidores nas 15 unidades que compõe a base do Sindicato. O encontro teve em sua pauta, ainda, os desafios impostos à classe trabalhadora no ano de 2019 e a participação do Sindicato no III Encontro Nacional de Educação (ENE). A próxima reunião do Conselho será no final do mês de abril, com data a confirmar. 
Estruturação dos núcleos de baseNo início da reunião, os representantes apresentaram relatos sobre o processo de estruturação dos núcleos de base nos campi. Conforme o novo regimento do Sinasefe-IFSul, cada campus deve construir um núcleo de base, que deverá ser composto por, no mínimo, três filiados. O objetivo é facilitar a organização dos servidores em seu local de trabalho.Os representantes que já iniciaram o processo de organização dos núcleos em seus campi compartilharam as primeiras impressões sobre a experiência, relatando os desafios enfrentados e sugestões para os colegas que ainda não avançaram nesta construção. Os representantes apresentaram ainda dúvidas sobre a organização de atividades, assembleia local e movimentos de paralisação.
III ENE:O III Encontro Nacional de Educação (ENE) será realizado em Brasília (DF), nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019. Com o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, o encontro pautará a busca por alternativas para o fortalecimento da educação em tempos de avanço do conservadorismo, da desinformação e de guerra contra educadores e instituições de ensino. Conforme encaminhamento da Reunião do Conselho de Base, o Sinasefe-IFSul irá participar do encontro com três representantes. Serão dois representantes da base e um da diretoria do Sindicato.