Notícia SINASEFE IFSul

8 de maio 2019

Último de inscrição no 3º Seminário de Fortalecimento e Defesa do Ensino Médio Integrado no IFSul

Hoje, quarta-feira, 08 de maio, é o dia para fazer a sua inscrição no 3º Seminário de Fortalecimento e Defesa do Ensino Médio Integrado no IFSul. O evento, que é resultado de uma parceria entre a Pró-reitoria de Ensino do IFSul e o Sinasefe-IFSul, será realizado no Campus Camaquã, nos dias 22 e 23 de maio de 2019. O Seminário tem caráter itinerante e visa ampliar as possibilidades de participação dos servidores lotados nas diferentes regiões em que o IFSul está presente.As inscrições devem ser feitas até o dia 08/05/2019 através do site do evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeRnNE8yT-aAPXR2KMyNj0uzGTc6JlKhKufHzVM2Il0O65URA/viewform. A confirmação das inscrições será enviada para o e-mail informado pelo inscrito. Os certificados serão disponibilizados online, via SUAP do IFSul. Somente serão certificados os participantes que comparecerem ao evento. O Sinasefe-IFSul oferece hospedagem e auxílio alimentação para seus filiados inscritos no evento. As diárias serão pagas durante o evento, após a verificação da lista de presença.Em sua terceira edição, o Seminário terá como elemento fundamental o aspecto de Defesa do EMI, diante das ameaças e retrocesso que assombram a educação brasileira na atualidade. Na conferência de abertura, o professor Dr. Celso Ferretti (CEDES/UNICAMP) abordará as possibilidades de manutenção e de avanços do EMI. No mesmo dia, serão debatidas as experiências exitosas na perspectiva do EMI no IFSul. No segundo dia de evento, serão discutidas as diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados junto ao CONIF.
Veja a descrição das mesas do III Seminário de Fortalecimento e Defesa do Ensino Médio Integrado do IFSul:Mesa 1 – Dia 22/05/19 às 14:30hAs possibilidades de manutenção e de avanços, na perspectiva do Ensino Médio Integrado, da oferta de cursos técnicos nos IFs.O tema da mesa apresenta a preocupação institucional e sindical diante da possibilidade de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, verificando o que aconteceu nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Dessa forma, visa fornecer elementos para a necessária resistência à avalanche de retrocessos no campo educacional brasileiro, tendo como suporte a proposta pedagógica do Ensino Médio Integrado.
Mesa 2 – Dia 22/05/19 às 17hExperiências Exitosas na perspectiva do EMI no IFSulNeste momento teremos a apresentação de uma experiência exitosa de construção e/ou implementação de curso técnico integrado (incluído PROEJA) por campus do IFSul. O trabalho do campus ser inscrito pelo(a) responsável pelo Ensino de cada campus, até o dia 08 de maio de 2019. Somente serão apresentadas experiências inscritas até esta data, o que não impede que outras experiências sejam discutidas durante o debate que ocorrerá após as apresentações.
Mesa 3 – Dia 23/05/19 às 08:30hDiscussão sobre as Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados/CONIFApós apresentação inicial do conteúdo do documento elaborado pelo FDE/CONIF, será realizado trabalho em grupos para dinamizar as discussões que envolvem vários temas que estão em discussão no IFSul, como o Plano Político Institucional, o Plano de Desenvolvimento Institucional, a Organização Didática e os PPCs dos cursos técnicos, a partir das provocações/ideias presentes no referido documento. Ao final, serão relatados os trabalhos dos grupos em uma Plenária Final do Seminário.


Tags relacionadas: