Notícia SINASEFE IFSul

13 de janeiro 2021

Governo irresponsável aposta em retomada presencial dia 1º de março

Governo irresponsável aposta em retomada presencial dia 1º de março No último dia de 2020 o governo Bolsonaro divulgou a Portaria nº 1.096, que prevê a retomada de aulas presenciais a partir de 1º de março. Além da previsão absurda de retorno, a nova medida também revogará, na mesma data, a Portaria nº 617/20, que orienta a realização de atividades remotas na Rede Federal. O SINASEFE, desde julho de 2020, aprovou deflagração de greve sanitária, em defesa da vida, diante de qualquer retorno presencial durante a pandemia.
Retorno e contaminaçãoEssa nova aposta irresponsável do governo surge, novamente, na contramão dos fatos, no momento em que o número de casos está em ascensão. Em agosto de 2020, quando as aulas presenciais da rede estadual do Amazonas retornaram cerca de 342 professores foram contaminados em poucas semanas. Além disso, diante de cortes e da falta de investimento, as escolas da Rede Federal não estão preparadas para seguir os protocolos mínimos de segurança.
À lutaO sindicato nacional destaca que a realização de assembleias e debates virtuais com os trabalhadores em cada estado é essencial para fortalecer a mobilização. A entidade reforça, ainda, sua defesa permanente e ostensiva do direito à vida. A orientação para trabalhadoras e trabalhadores neste momento é que se mobilizem em seus institutos pelo não retorno presencial enquanto não houver condições sanitárias de segurança e a imunização universal. A vida em primeiro lugar!
Fonte: Sinasefe Nacional