16 de setembro 2019

Assembleia Geral define delegados(as) para a 161ª Plenária do Sinasefe Nacional

A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, realizada nesta segunda-feira, 16, elegeu os quatro representantes do Sindicato para a 161ª Plenária do Sindicato Nacional, que ocorre nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília. A coordenadora, Maria de Fátima Medeiros, irá como delegada de direção e a filiada do campus Venâncio Aires, Gabriele Mandler, será a delegada de base. Os filiados Nei Jairo Fonseca (Novo Hamburgo) e Osni Rodrigues (Reitoria) irão como observadores. A assembleia debateu, ainda, a conjuntura atual e os desafios para a educação e para a classe trabalhadora diante dos sucessivos ataques do governo. O coordenador do Sinasefe-IFSul, José Ricardo Nogueira, destacou os cortes no orçamento das instituições de ensino e também nas bolsas de pós-graduação que colocam em risco toda a produção científica no país. Ricardo destacou, ainda, o pacote de ataques do governo que incluí o Programa Future-se, que acaba com a autonomia e abre as portas das instituições de ensino para a iniciativa privada; o decreto 9.991/2019, que altera dificulta o acesso dos servidores à licença capacitação; a manutenção do teto de gastos e a suspensão das progressões dos servidores públicos em 2020.Nas falas, destacou-se a necessidade de ampliar o diálogo sobre o que tem acontecido, de modo a ultrapassar as bolhas sociais para mobilizar os trabalhadores e conquistar o apoio popular. Além disso, a base colocou como pauta urgente os desafios de consolidação da rede e de manutenção das políticas de inclusão social – relacionadas especialmente com a assistência estudantil – diante dos sucessivos cortes no MEC. A mesa avaliou que o momento é bastante difícil, especialmente pela estagnação da sociedade diante de um contexto tumultuado por ataques incessantes. No entanto, mais do que nunca, é preciso união e mobilização para a construção de um caminho de resistência.
Informes:Nos informes, o representante da Comissão Eleitoral 2019, Renato Taddei, apresentou os números finais do pleito realizado na última semana. Ele afirmou que a eleição ocorreu sem problemas e sem registro de pedidos de impugnação. Assim, a posse da Diretoria Executiva, da Coordenação de Aposentados e do Conselho Fiscal será realizada na próxima assembleia geral, prevista para o dia 23 de setembro.A próxima assembleia deverá pautar, também, uma paralisação de 48 horas, prevista para os dias 2 e 3 de outubro. O movimento terá como pauta, novamente, a reversão dos cortes na educação e na ciência; a rejeição do programa Future-se e o repúdio aos ataques às instituições de ensino. A organização do movimento propõe que sejam realizadas atividades que visem o  diálogo e a aproximação com a comunidade.