Notícia SINASEFE IFSul

18 de setembro 2019

48h de luta: Entidades da Educação se reúnem em Brasília

Entidades da Educação se reuniram na tarde desta terça-feira (17/09), na sede da Fasubra, para debater o calendário de lutas unitárias do setor. A greve nacional de 48h, convocada para o próximo mês de outubro, nos dias 02 e 03, foi um dos pontos de destaque no encontro.
ParticipantesAlém do SINASEFE, Andes-SN, ANPG, Fasubra, Fenet, Ubes e UNE estiveram representados na reunião. Participaram pelo sindicato nacional: Camila Marques (coordenadora geral), Celso Ferst ( plantonista Seção Sindical MT), Jefte Pinheiro Junior (Colégio Brigadeiro Newton Braga – CBNB) e Gustavo Henrique Cornélio (CBNB).
DenúnciaJefte Pinheiro e Gustavo Henrique, membros professores do Colégio Brigadeiro Newton Braga participaram da reunião levando o informe da ameaça de estadualização da instituição federal, hoje ligada ao Ministério da Defesa, com a respectiva transformação em escola cívico-militar do estado do RJ. O governo Bolsonaro já anunciou seu projeto de escola cívico-militares desde julho, numa forte ofensiva à educação básica.
EncaminhamentosDentre os encaminhamentos aprovados estão a elaboração de textos unitários pautando: a militarização, os cortes orçamentários, o programa Future-se e a Greve Nacional da Educação de 2 e 3/10. Uma nota conjunta das entidades em apoio à greve dos ecetistas também foi aprovada. Os documentos serão divulgados em breve. Próxima reunião ficou agendada para 25/09, às 14h, na sede do SINASEFE.
Greve de 48hO SINASEFE já debate, desde o primeiro semestre de 2019, a construção da greve de 48h. Em sua 5º reunião de diretoria, o sindicato reforçou a deliberação: “Propor ao Fórum de Entidades da Educação a realização de uma GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO de 48h, em setembro. Nas primeiras 24h possamos priorizar atividades em nosso local de trabalho, inclusive abrindo as portas das nossas escolas para a sociedade conhecê-la. No segundo dia vamos às ruas dialogar com a sociedade em grandes manifestações”.
Entidades da Educação se reuniram na última terça-feira (10/09), na sede do Andes-SN. Além chamar a data da greve de 48h (2 e 3/10), apontaram mobilizações em: 20/09 – em defesa do meio ambiente e 25/09 – Marcha pela Ciência (contra cortes nas pesquisas científicas). Mais informações sobre as mobilizações serão divulgadas em breve.
Fonte: Sinasefe Nacional